💎Colaboradores e Ambiente de Trabalho

Nossas metas são alcançadas por nossa equipe, não pela Aquarii. Todos os membros da equipe da Aquarii estão unidos por nosso propósito e nossos valores.

O relacionamento que temos uns com os outros impulsiona o sucesso da Aquarii. 🚀

Respeitamos e cultivamos esse relacionamento, procurando e aceitando de bom grado a diversidade, sendo abertos e honestos em nossas interações e criando um ambiente de cooperação e inclusão.

Tratamos todos com dignidade e respeito, e cumprimos todas as leis relacionadas aos direitos trabalhistas e às condições de trabalho no país em que os membros de nossa equipe vivem e trabalham.

Relacionamento Interno

A política de Recursos Humanos da Aquarii é pautada por justiça, transparência, imparcialidade e profissionalismo. Todos os colaboradores da empresa devem estabelecer no ambiente de trabalho relacionamentos de cortesia e respeito, para que seja possível construir vínculos de lealdade e confiança, bem como espírito de equipe e busca por resultados.

De maneira a evitar suspeita de favorecimento no ambiente de trabalho, não é permitido que colaboradores com envolvimento sentimental ou com relação de parentesco, como cônjuge, filho(a), irmão(ã), neto(a), avô(ó), cunhado(a), sobrinho(a), tio(a) e primo(a) de primeiro grau, trabalhem na mesma Diretoria, mantendo relação de subordinação.

Uma pessoa que tenha envolvimento sentimental ou relação de parentesco com outra deverá se abster de praticar qualquer ato, participar de qualquer processo ou exercer influência sobre pessoas responsáveis por decisões de que possam resultar um benefício pessoal para a pessoa com quem possua relações dessa natureza.

Não são aceitáveis as seguintes condutas:

  • Praticar qualquer discriminação em relação à cor, raça, credo religioso, sexo, preferência sexual, idade, etc., nos processos de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, promoção, transferência ou outro fator relacionado ao ambiente de trabalho;

  • Contratar parentes sem a expressa concordância do Diretor Presidente, bem como indicar sua contratação ou levar outra pessoa a fazê-lo, sem informar o fato ao responsável pela contratação;

  • Usar equipamentos e outros recursos da empresa para fins particulares não autorizados;

  • Envolver-se em atividades particulares não autorizadas, que interfiram no tempo de trabalho dedicado à empresa;

  • Usar o cargo ou a função para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados; e

  • Tomar qualquer decisão que afete a carreira profissional de Colaboradores com base apenas em relacionamento pessoal.

Todas as avaliações de desempenho funcional devem ser pautadas por mérito, de modo a propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existente, segundo as habilidades, competências e contribuições de cada profissional.

Discriminação, Assédio, etc...

A Aquarii está plenamente comprometida com o respeito à diversidade e com a promoção de oportunidades justas e equitativas para o desenvolvimento e progresso de seus colaboradores. Ninguém deve ser discriminado.

A Aquarii e seus colaboradores respeitam plenamente cada mulher e homem e tratam todos de forma justa, igual e não discriminatória, independentemente do sexo, idade, deficiência, nacionalidade, origem étnica, religião, orientação política ou sexual.

Assédio refere-se à conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça a empregados. Refere-se também à criação de um ambiente de trabalho hostil que interfira no desempenho individual ou afete as condições de trabalho dos demais envolvidos.

Não toleramos qualquer forma de assédio, tais como sexual, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre empregados, independentemente de seu nível hierárquico.

Todos os colaboradores devem interagir uns com os outros com base no respeito mútuo e honrar o direito de todos à privacidade e à dignidade.

Além disso, a Aquarii não aceitará o uso de qualquer tipo de trabalho infantil ou forçado.

Conflitos de Interesse

O conflito de interesse na relação colaborador - empresa ocorre quando o colaborador usa sua influência ou comete atos com o intuito de beneficiar interesses particulares e que se contraponham ao interesse da empresa ou possam lhe causar danos ou prejuízos.

O colaborador não poderá realizar atividades externas, como prestar consultoria ou ocupar cargo, em organizações com interesses conflitantes ou que façam negócios com a Aquarii, salvo se devidamente autorizado pela Aquarii.

Também não são aceitos vínculos societários, próprios ou por intermédio de cônjuge ou familiares, com fornecedores ou concorrentes da Aquarii se o cargo que o colaborador ocupa lhe conferir o poder de influenciar transações ou permitir acesso a informações privilegiadas.

O colaborador que ocupar posições em entidades externas ou tiver cônjuge ou familiares que também trabalhem na Aquarii, em concorrentes, em fornecedoras ou em clientes deve comunicar o fato por escrito, à sua liderança imediata, que avaliará eventuais conflitos de interesse e a concorrência com o horário de trabalho.

O colaborador que, por força de seu cargo ou de suas responsabilidades, tiver acesso a informações estratégicas ou sigilosas – sobre a Aquarii, empresas associadas ou subsidiárias –, ainda não divulgadas publicamente, não pode passá-las a terceiros ou qualquer outro colaborador que não esteja envolvido no projeto/assunto, nem transacionar títulos ou ações dessas empresas durante o período de confidencialidade.

Nesse caso, é dever do colaborador impedir o acesso de quem quer que seja a tais informações, redobrando o cuidado com documentos e até mesmo com materiais deixados sobre as mesas ou em gavetas e armários.

Situações que possam acarretar conflito de interesses não explicitadas neste Código devem ser informadas às lideranças imediatas para orientação.

Informações Confidenciais 🔐

Pela natureza de seu negócio, o Aquarii lida com informações de várias fontes, de participantes de negociação, de agentes de compensação e/ou de custódia e de clientes.

Essas informações são confidenciais e só devem ser utilizadas para o desempenho das funções de cada colaborador e somente podem ser divulgadas: (1) por decisão expressa e por escrito da diretoria e (2) por exigência legal ou ordem judicial.

Documentos e outros dados não divulgados aos clientes referentes aos negócios do Aquarii, especialmente os de ordem financeira, também são confidenciais.

São igualmente confidenciais e de propriedade da Aquarii os documentos referentes à especificação de produtos, softwares, hardwares e aplicativos desenvolvidos ou em uso, mesmo que o colaborador tenha participado de seu desenvolvimento.

É sempre necessário e prudente certificar-se de que não há nenhuma restrição ou sigilo envolvendo o dado ou informação a ser liberada para o público.

Os colaboradores devem dedicar um cuidado especial às relações entre as áreas operacionais e de auto regulação do Aquarii, mantendo a confidencialidade de documentos que não sejam públicos.

Mesmo informações destinadas ao conhecimento público, tanto em seminários para os quais tenham sido convidados colaboradores da Aquarii, quanto em contatos com a imprensa, devem ser cuidadosamente avaliadas antes de divulgadas.

Segurança da Informação

É responsabilidade de todo colaborador da Aquarii proteger os ativos de informação, relatando qualquer situação que represente ou possa representar desvio ou violação de segurança.

Com exceção das informações classificadas como públicas nenhuma informação da Aquarii e/ou de seus clientes pode ser divulgada ou publicada externamente, como por exemplo, em sites de relacionamentos.

Para troca de informações internas, setoriais ou sigilosas com clientes, parceiros e fornecedores, há necessidade da formalização por meio do Termo de Confidencialidade ou cláusula contratual, é importante ressaltar que em troca de informações e discussões técnicas nos ambientes da Aquarii ou ambientes externos podem estar sendo presenciados por clientes ou concorrentes.

Os colaboradores devem estar atentos com as informações que estão sendo abordadas em determinados locais como restaurantes, elevadores, corredores e encontros informais.

Preservação da Imagem e Reputação

A imagem institucional da Aquarii é seu patrimônio mais importante, devendo ser construído e preservado permanentemente por todos. Qualquer ação ou atitude por parte dos colaboradores, individual ou coletiva, que vier a prejudicar essa imagem é considerada falta grave.

Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é um ativo estratégico para a Aquarii. Nela se incluem patentes, marcas registradas, knowhow, dados técnicos e informações de processos e de mercado, entre outros itens que beneficiariam um concorrente se fossem de seu conhecimento.

O resultado do trabalho de natureza intelectual e de informações estratégicas gerados na empresa é de propriedade exclusiva da Aquarii.

O colaborador é responsável por tratar de forma confidencial as informações sobre a propriedade intelectual a que tenha acesso em decorrência de seu trabalho, utilizando-as de forma cuidadosa. Não é permitida a divulgação dessas informações sem a autorização expressa da direção da empresa.

Informações sigilosas em resposta a pedidos legítimos de autoridades governamentais podem ser fornecidas apenas após se considerar, se elas serão tratadas confidencialmente e após serem tomadas as medidas adequadas à proteção de sua confidencialidade, com a ajuda do Departamento Jurídico da Empresa.

Prestação de Serviços à Terceiros

Os colaboradores não podem, em princípio, exercer atividade remunerada paralela à exercida na empresa Aquarii. Poderão ser admitidos e tratados como exceção os casos em que:

  • A natureza do trabalho seja distinta daquela exercida na empresa;

  • A atividade não seja exercida durante o período de trabalho e não afete o desempenho do Colaborador na empresa, e tampouco utilize infraestrutura e/ou informações desta ou de seus participantes.

Em qualquer caso, há necessidade de autorização específica de seu superior. O exercício de atividade não remunerada, tal como a participação em entidades filantrópicas, deve ser informado ao superior hierárquico do colaborador.

Uso de álcool, drogas, porte de armas e comercialização de mercadorias

É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas no horário de trabalho, assim como o exercício da função profissional em estado de embriaguez. São proibidos também o uso e o porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substâncias, o que poderia afetar a segurança e o desempenho tanto do colaborador quanto de seus colegas de trabalho.

Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da empresa, salvo para profissionais expressamente autorizados para tal.

São proibidas a comercialização e a permuta de mercadorias tais como alimentos e outros objetos de interesse particular nas dependências da empresa.

Last updated